sábado, 10 de dezembro de 2011

Advento, a realização e confirmação da Aliança

É uma trajetória que passa pela fidelidade a Deus e ao próximo

Começamos novo Ano Litúrgico e um novo ciclo da liturgia com o Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo no Natal. É hora de renovação das esperanças, com a advertência do próprio Cristo, quando diz: “Vigiai!”, para não sermos surpreendidos.

A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da Aliança anunciada no passado pelos profetas. É a Aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus.

Estamos em tempo de educação de nossa fé, quando Deus se apresenta como oleiro, que trabalha o barro, dando a ele formas diversas. Nós somos como argila, que deve ser transformada conforme a vontade do oleiro. É a ação de Deus em nossa vida, transformando-a de Seu jeito.

Neste caminho de mudanças, Deus nos deu diversos dons conforme as possibilidades de cada um. E somos conduzidos pelas exigências da Palavra de Deus. É uma trajetória que passa pela fidelidade ao Todo-poderoso e ao próximo, porque ninguém ama a Deus não amando também o seu irmão.



O Advento é convocação para a vigilância. A vida pode ser cheia de surpresas e a morte chegar quando não esperamos. Por isso é muito importante estar diuturnamente acordado e preparado, conseguindo distanciar-se das propostas de um mundo totalmente afastado de Deus.

Outro fato é não desanimar diante dos tipos de dificuldades e de motivações que aparecem diante nós. Estamos numa cultura de disputa por poder, de ocupar os primeiros lugares sem ser vigilantes na prestação de serviço. Quem serve, disse Jesus, é “servo vigilante”.

Confiar significa ter a sensação de não estar abandonado por Deus. Com isso, no Advento vamos sendo moldados para acolher Jesus no Natal como verdadeiro Deus. Aquele que nos convoca a abandonar o egoísmo e seguir Jesus Cristo.

Preparar-se para o Natal já é ter a sensação das festas de fim de ano. Não sejamos enganados pelas propostas atraentes do consumismo. O foco principal é Jesus Cristo como ação divina em todo o mundo.

Fonte:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=12581

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Família: comunidade de fé, esperança e caridade

"O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anuncio da fé. Por isso, o lar é chamado com toda razão de Igreja doméstica, comunidade de graça e de oração, escola das virtudes humanas e da caridade cristã" (catecismo da Igreja Católica, 1666)
 
A família é comunidade de fé e educadora de seus membros na formação humana e cristã. È no coração da família que somos preparados para crer e professar a nossa fé. Por isso, pais, dêem a melhor herança para os seus filhos: a fé e os valores que os orientarão por todos os dias de sua vida.
É na infância que aprendemos as lições que marcarão a maior parte de nossa personalidade. É neste momento da nossa existência a hora mais oportuna para enraizarmos em nosso ser os conteúdos humanos e cristãos, que balizarão os nossos dias.
A família é comunidade de  esperança! É na labuta do dia-a-dia, no amor do lar, nos mínimos detalhes, no enfrentamento dos problemas da vida e na superação deles que a família forma as novas gerações, como pessoas corajosas para assumirem a responsabilidade da vida. Por isso, pais, vivam sempre com os pés no presente e um olhar para o futuro, para que seus filhos aprendam no lar a alegria de viver.
A família é comunidade de caridade! Em casa aprendemos a amar e respeitar o nosso próximo. No seio do lar, por meio do amor e do perdão, crescemos, amadurecemos,nos preparamos para nos lançar na grande aventura da vida, que nos levará sempre a sair de nós mesmos, a quebrar nosso egoísmo, vencer os preconceitos e  a sermos como Jesus: uma pessoa para as outras pessoas.
Pois, assim é a família cristã e seus membros: missionária e evangelizadora.
Como é importante que você transforme a sua casa numa igreja doméstica! É fundamental evangelizar nossas crianças, ensiná-las a se aproximarem de Deus. É importante participar de sua paróquia ativamente e levar seus filhos para receberem os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia, Crisma.
Coloquemos toda a nossa família no Caminho de Deus.
Tenho a certeza de que quanto mais rápido nós; pais, os filhos, os avós oferecermos este testemunho de fé para os nossos, mais e mais bençãos acontecerão em nosso lar.
Pois, uma pessoa marcada, selada por Deus desde a infância e adolescência, trilhará o caminho da vida e da felicidade que o Senhor nos concede e se afastará dos caminhos tortuosos do mundo que podem conduzir a perdição.
A família é o porto seguro, o lugar de felicidade na vida.
Tenha certeza de que quem é feliz sempre fará os outros felizes.
 
"É fundamental evangelizar nossas crianças, ensiná-las a rezar, a se aproximarem de Deus".
                                                                                            ( Pe. André Eduardo G. Lourenço)

sábado, 26 de novembro de 2011

Direito de ser criança

No mundo competitivo em que vivemos, as crianças são cobradas, o tempo todo. Há muita expectativa dos pais para que os filhos tenham sucesso. Há todo tipo de projeção: pais querendo que o filho seja um campeão no futebol ou na natação ou na moda. Quem sabe, uma miss! Ou, ainda, nas agências de modelo infantil, ganhar dinheiro com a beleza. Ser um artista mirim de televisão. Há casos em que a mãe ou o pai ficam, de fila em fila, em testes de publicidade. E a criança é carregada, de um lado a outro, como um objeto. No quesito beleza, tem mãe que chega a pintar o cabelo ou a aplicar botox na filha de 7 ou 8 anos.
Em matéria de sucesso escolar, a cobrança segue na mesma neurose. Pais querem que os filhos sejam os primeiros em tudo. Querem que sejam  melhores que os outros. É este o caminho do sucesso, julgam erroneamente. Criança tem que ser criança. Tem que brincar. Tem que ter sonhos. Tem que ter pausas.
Antigamente, era comum ver as crianças brincando no quintal, convivendo com animais, lambuzando-se na terra. Os pais ficavam nas calçadas, conversando, e as crianças brincando. Até a hora de dormir. Hoje em dia, o cenário é outro. O medo do fracasso dos filhos estabelece uma relação contínua de cobrança. Evidentemente, os pais querem o melhor para os filhos. Mas precisam tomar cuidado com os excessos.
Fico feliz quando vejo, nas Igrejas que frequento, pais com seus filhos. Algumas crianças mais quietas, outras andando de um lado a outro. Não importa. O que importa é a convivência em um espaço sagrado. E a oração. E o aprendizado correto com valores que permanecerão a vida toda.
(...)
Que Nossa Senhora Aparecida, nossa intercessora junto ao Mediador, possa nos inspirar a viver uma vida de valores. A mulher escolhida para ser a mãe de Jesus é exemplo de simplicidade e de entrega ao projeto de Deus.
O projeto de Deus, para pais e filhos, não é uma disputa insana pelo primeiro lugar, mas um lugar pleno de amor para que as sementes possam crescer e enfeitar o jardim da existência.
Antes de querer que seu filho seja o primeiro, o campeão em alguma coisa na vida, queira que ele seja feliz. E que seja equilibrado. E que esteja longe de tudo o que rouba a vida em plenitude com que Deus nos presenteou. E, mais do que palavras, nunca se esqueça: são os exemplos que forjam o caráter e que preparam para uma vida equilibrada com respeito e muito amor.

Texto de:
Gabriel Chalita
(Professor, escritor e apresentador da TV Canção Nova)
Fonte Revista Canção Nova - Outubro / 2011

sábado, 19 de novembro de 2011

E o seu tempo, a quem pertence ?

Satanás convocou uma Convenção Mundial de demônios.
Em seu discurso de abertura, ele disse:
"Não podemos impedir os cristãos de irem à igreja..."
"Não podemos impedi-los de ler as suas Bíblias e conhecerem a Verdade."
"Nem mesmo podemos impedi-los de formar um relacionamento íntimo com o seu Salvador. E, uma vez que eles ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado. Então vamos deixá-los ir para suas igrejas. Vamos deixá-los com os almoços e jantares que nelas organizam... MAS, vamos roubar-lhes o TEMPO que têm, de maneira que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo!"

O que quero que vocês façam é o seguinte, disse Satanás:
"Distraia-os a ponto de que não consigam aproximar-se do seu Senhor" 
Como vamos fazer isto? Gritaram os demônios.

"Mantenham-nos ocupados nas coisas não essenciais da vida. Inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes."
"Tentem-nos a gastarem, gastarem, tomar emprestado, tomar emprestado."
"Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 à 7 dias por semana, durante 10 à 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios."
"Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos, à medida que suas famílias forem se fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho."
"Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranqüila que orienta seus espíritos."
"Encham as mesinhas de todos cantos e lugares com revistas e jornais." "Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia."
"Invadam os momentos em que estão dirigindo, fazendo-os prestar atenção a cartazes com coisas chamativas."
"Inundem as caixas de correio deles com papéis inúteis, catálogos de vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças". "Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que seus maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles assim ficarão mal satisfeitos com suas próprias esposas".
"Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos à noite. Se elas não dão a seus maridos o carinho que eles necessitam, eles  começarão a procurá-lo em outro lugar e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias rapidamente." "Dê-lhes Papai Noel, para que esqueçam da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real do Natal."
"Dê-lhes o Coelho da Páscoa, para que eles não falem sobre a Ressurreição de Jesus  Cristo, e o Seu poder sobre o pecado e a morte."
"Mande-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro, concertos e ao cinema. Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos!" "Mantenha-os de tal modo ocupados que nem pensem em passear, andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés disso,  Mantenha-os ocupados, ocupados e ocupados!"
"Quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, para que ao saírem, o façam com as consciências pesadas". "Encham as vidas de todos eles com tantas causas nobres e importantes a serem defendidas que não tenham nenhum TEMPO para buscarem o poder de Jesus. Muito em breve, eles estarão buscando em suas próprias forças, as soluções para seus problemas e causas que defendem,  sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa." "Isto vai funcionar! Vai funcionar!" 
Os demônios ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados, e mais apressados, indo daqui para ali e vice-versa, tendo pouco TEMPO para Deus e para suas famílias, não tendo nenhum TEMPO para contar aos outros o poder de Jesus para transformar vidas. 


Creio que a pergunta é: Teve o diabo sucesso nas suas maquinações? 

Para um Cristão não existe morno, ou somos quente ou somos frios, o morno não serve! E então, de que lado você está?
"Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te" Apocalipse 3, 16

domingo, 1 de maio de 2011

Onde depositar o seu amor?

Mateus 6 19,34

19. Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
20. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
21. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
22. O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
23. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!
24. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.
25. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?
26. Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
27. Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
28. E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.
29. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.
30. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31. Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?
32. São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.
33. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
34. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.